quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Cognitivismo

A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estádios:

 - Sensório-motor
 - Pré-operacional
 - Operatório Concreto
 - Operatório Formal

Estes Estádios são sequenciais, ou seja, seguem-se sempre pela mesma ordem, embora se possam manifestar em alturas diferentes tendo em conta o desenvolvimento próprio de cada criança. Os estádios do desenvolvimento caracterizam as diferentes formas de interacção do indivíduo com a realidade. Estes evoluem como uma "espiral", pois o estádio posterior engloba o precedente e aumenta-o.

Jean Piaget

Como tinha estruturado no início do ano, este mês pretendia ainda falar acerca de Piaget, mas alguns condicionalismos têm-me atrasado os meus planos.

Quem foi Piaget, de quem tanto já ouvimos falar?

Sir Jean William Fritz Piaget, nasceu em Neuchâtel, a 9 de agosto de 1896 e diz-se ter falecido em Genebra, a 16 de setembro de 1980, foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente dedicou-se à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. No início de sua carreira académica, Piaget interessou-se pela psicanálise. Mudou-se para Paris, França onde lecionou no colégio Grange-Aux-Belle para crianças, dirigido por Alfred Binet. Foi durante as suas funções e com os resultados destes testes que Piaget percebeu regularidades nas respostas erradas das crianças de mesma faixa etária. Esses dados permitiram o lançamento da hipótese de que o pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento adulto. Em 1921, Piaget retornou à Suíça à convite do diretor do Instituto Rousseau em Genebra. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.


Durante a sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e centenas de artigos.

Através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: sensório-motor, Pré-operacional (Pré-Operatório), Operatório concreto e Operatório formal.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Trabalhos continuam no Funchal

Após o rescaldo, começam-se a perceber os estragos que levaram diversas vidas por água abaixo. Algumas povoações continuam isoladas, pois várias estradas foram completamente destruídas, dificultando a chegada a famílias e aldeias que continuam isoladas.
Cidadãos e autoridades estão empenhados num único objectivo.


Na televisão e na Internet são imensas as imagens que nos chegam da ilha da Madeira. Hoje estão a ser procurados possíveis corpos dentro de viaturas, no interior de um parque de estacionamento de um Centro Comercial na baixa do Funchal, embora ainda não se confirmem estas notícias.


As populações relatam momentos de terror e de pânico. A ânsia de saber notícias dos familiares faz várias pessoas atravessar a serra a pé, durante várias horas.
A Madeira está de luto e necessita de toda a ajuda que for possível.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Intempérie assola Portugal

Os danos causados ontem na ilha da Madeira pela intempérie continuam a ser notícia em todas as estações e jornais portuguesas e pelo mundo fora.

Equipes de resgate encontraram mais corpos neste domingo (21), e o número de mortos pelas enchentes na Ilha da Madeira, em Portugal, subiu de 38 para 40. Mais de 120 pessoas estão feridas, ao menos 2 em estado grave, e há um número não determinado de desaparecidos.
Francisco Ramos, secretário regional para Assuntos Sociais, disse que o número de mortos pode subir, pois as buscas continuam. Equipes vindas do continente, inclusive do Exército, vão ajudar no resgate.


Funchal, 21 fev (Lusa) - Os bombeiros municipais do Funchal recolheram até ao momento 17 cadáveres, mas este número pode subir pois muitas casas e carros estão soterrados e a circulação automóvel no centro da cidade continua a ser impossível, disse o presidente da câmara.
Em declarações à agência Lusa, Miguel Albuquerque, garantiu que "neste momento todo o pessoal está na rua, todas as empresas de construção civil da Madeira estão a trabalhar na remoção dos destroços e inertes em todas as frentes das ribeiras e no centro do Funchal".
O autarca salientou que "todo o pessoal está mobilizado no apoio às zonas altas da cidade, sobretudo Santo António e Monte".


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sesimbra a sambar



Apesar da chuva e do frio, Sesimbra desfilou pelas ruas. De parabéns, todos os valentes que arriscaram na terça desfilar mesmo com os aguaceiros imensos e com o mar a saltar as barreiras e a invadir a avenida...

Um Carnaval enregelado, mas cheio de cor e de alegria!

Alimentação saudável

Um dos papéis que nos cabe como educadores é também ensinar hábitos de alimentação saudáveis, mas também nós por vezes temos dúvidas sobre como o devemos fazer. Na verdade, a nossa vida não está muito facilitada, porque os mais novos são constantemente bombardeados por estímulos que a nós não nos interessam nada, tais como as múltiplas ofertas de snacks. As próprias escolas nem sempre dispõem de ementas saudáveis e, ao mesmo tempo, apetecíveis para os mais novos. Descobri então este manual que nos pode ajudar em algumas das nossas milhentas dúvidas sobre este tema.


O papel dos jardins-de-infância nos hábitos alimentares das crianças e a prevenção através da alimentação.
A Direcção-Geral da Saúde disponibiliza o "Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância". Destina-se aos educadores de infância e ao pessoal directamente envolvido na preparação e fornecimento de alimentação às crianças.

Este manual contém informação básica sobre alimentação saudável da criança em idade pré-escolar, designadamente:
  • Importância da educação alimentar e seus objectivos;
  • Alimentação e nutrição;
  • Grupos dos alimentos;
  • Necessidades nutricionais da criança em idade pré-escolar;
  • Distribuição das refeições;
  • Regras de higiene na preparação das refeições.
Para além de uma necessidade fundamental, a alimentação é um dos factores do ambiente que mais afectam a saúde. Já não basta ter acesso a bens alimentares. É necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida.
Se, por um lado, muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por outro, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como na prevenção de problemas de saúde ligados à alimentação.
O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é inquestionável, mas a escola, e em especial o jardim-de-infância, assume uma particular importância.


Site.:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/educacaoparaasaude.htm

Para saber mais, consulte:
Direcção-Geral da Saúde - http://www.dgs.pt/

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnavalando

Já entrei de Férias para carnavalar melhor e mais descontraidamente! Ainda há muito que preparar para o grande desfile de Domingo, mas já anda tudo orientado para um grande dia onde o que importa é o divertimento e a folia.

Amanhã realiza-se aqui por estas bandas os desfiles das escolas, onde grupos de crianças passeiam pelas ruas a mostrar as suas fantasias. Na sua maioria, os temas das escolinhas apoiam-se no Projecto Educativo, o que nos traz sempre fantasias muito criativas. No ano passado, um dos meus "afilhados" chegou vestido de semáforo e outros coleguinhas dele de passagem para peões.

No sábado desfila na vila a Tripa Mijona, que nos anima sempre com temas interessantes e uma percussão magnífica!
(tripa mijona)

O que interessa é que a folia está a chegar e contamos sempre com muita animação, alegria e criatividade. E para quem puder... passe em Sesimbra na segunda mascarado de palhaço e participe num dos melhores desfiles deste Concelho!

(Palhaços na marginal)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Carnaval em Sesimbra

CARNAVAL DE SESIMBRA

O Carnaval de Sesimbra decorre ao longo de uma semana e atrai todos os anos milhares de visitantes ao concelho. O ponto alto do programa são os desfiles das Escolas de Samba e Grupos, que decorrem no domingo, 14, e na terça-feira, 16, e reúnem centenas de foliões.


(Foto de 1979 - Carnaval de Sesimbra)


Destaque também para o corso dos Estabelecimentos de Ensino e Educação, que acontece na sexta-feira, 12, e dá início à grande festa, e para o divertido cortejo de fantasias de palhaço.
As Cegadas, Cavalhadas e o Enterro do Bacalhau continuam a manter vivas tradições que fazem parte da história do Carnaval de Sesimbra.





Programa

12 Fev sex 10h
Desfiles dos Estabelecimentos de Ensino e de Educação
Avenida da Liberdade e Largo 5 de Outubro, Sesimbra



12 Fev sex das 15 às 18h

Baile de Carnaval do Idoso
Salão de festas do Grupo Desportivo de Sesimbra

13 Fev sáb 14h

Concurso Infantil de Fantasias de Carnaval
Junta de Freguesia da Quinta do Conde

13 Fev sáb 16.30h

Desfile do Grupo Feminino
de Afro-Axê Tripa Mijona

Concentração: Frente à Sociedade Musical Sesimbrense
Percurso: Avenida 25 de Abril, Avenida dos Náufragos e termina no parque de estacionamento do Hotel do Mar

13 Fev sáb 22h
Banda Som Brasil
Largo da Marinha, Sesimbra

14 Fev dom 14.30h
Desfile das Escolas de Samba e GruposConcentração: Praça da Califórnia, Sesimbra
Percurso: Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e termina na Avenida dos Náufragos



15 Fev seg 15h
Cortejo de Fantasias de Palhaço
Concentração: Praça da Califórnia, Sesimbra
Percurso: Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e termina na Avenida dos Náufragos



15 Fev seg 22h
Banda Som Brasil

Largo da Marinha, Sesimbra



16 Fev ter 14.30h


Desfile das Escolas de Samba e Grupos
Concentração: Praça da Califórnia, Sesimbra
Percurso: Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e termina na Avenida dos Náufragos




16 Fev ter 15h

Cavalhadas
Largo das Forças Armadas, Alfarim

17 Fev qua 21.30h
Enterro do Bacalhau
Percurso: Sociedade Recreio Sesimbrense, Rua Professor Joaquim Marques Pólvora, Largo Almirante Gago Coutinho, Rua Professor Dr. Fernandes Marques, Avenida dos Náufragos, Largo da Marinha (1.ª paragem), Rua da Fortaleza, Largo de Bombaldes, Largo do Município (2.ª paragem), Rua da República e Largo José António Pereira (3.ª paragem) - Sesimbra


20 Fev sáb 21.30h
Cegadas
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Olá amigos blogueiros e visitantes!

Olá.
Hoje andei a dar uma vista de olhos aqui no blog e como já não vinha para aqui faz algum tempo, achei por bem fazer algumas alterações. Comecei pelo post de Janeiro onde fiz uma planificação para 2010. Alterei alguns itens, mas no geral a estrutura mantém-se.
Continuo a contar com as vossas opiniões, sobre o que publiquei e acerca de ideias para temas a publicar. Enviem-me notícias, críticas e opiniões!

P.S.: Larguem a quinta um minutinho e façam algo diferente!
Beijos!

E já agora não se esqueçam que o Carnaval está aí!
Divirtam-se e façam de conta!

Os anos passam...




Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...