quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Greve??

E quem é que vai fazer greve amanhã?

Eu estou numa daquelas posições ingratas em que, mesmo concordando com os motivos da greve e mesmo tendo direito a fazê-la, peso na minha consciência o que poderá advir da minha greve. Primeiro, ninguém é insubstituível. O que eu não fizer, outro fará. Em segundo lugar, a população em geral, mesmo respeitando a greve, não se lembrará disso quando precisar de uma ambulância: qualquer cidadão tem de ser socorrido... se não for por um, será por outro - mas e o tempo que demorará este sai não sai, por causa da greve?

Por isso, eu amanhã estou solidária, mas vou cumprir o meu horário de trabalho. Tal como o farão milhares de colegas pelo país fora, como farão médicos e enfermeiros e outros profissionais cujo trabalho é indispensável para o regular funcionamento da sociedade. Se merecem? O governo merecia que parássemos o país... mas a população não tem culpa.

Tal como outros profissionais, sejam bombeiros, PSP, GNR, enfermeiros... enfim... estaremos amanhã em luta, mesmo que nos vejam a trabalhar, mesmo que vos entremos em casa para vos socorrer ou se peparem connosco num acidente ou na entrada de um hospital.

domingo, 20 de novembro de 2011

O Bolo do Martim

Hoje lembrei-me (e como andava por aqui a visitar um blog amigo, aqui fica a foto).

Este foi o bolo de 1º aniversário do Martim! Para recordar. Simples e delicioso. Bolo de compal, com recheio suave de chocolate.



Que acham? Foi feito pela Xana.

Coração de mãe...

... apertadinho, apertadinho, uma noite mal dormida, sempre a pensar em ti!
Ontem jantamos na avó e como hoje cedinho tinha de te ir lá levar o piratinha, ficou logo lá a dormir. Dei-lhe o banhinho, a maminha e fui eu que o deitei a dormir. Depois vim embora. Ele ficou bem e de certeza que quem sentiu mais a separação até fui eu... mas que querem? Fiquei assim com o coração pequenino a noite toda!

Ele está a crescer, essa é que é a verdade, mesmo que para mim seja sempre o mesmo bebé.

sábado, 12 de novembro de 2011

Dia a dois

Hoje eu e o pirata passamos um dia a dois. Começamos por ir até ao Zambujal, a mais um encontro do Entremães. Desta vez eramos pouquinhas - onde andam essas mamãs e esses bebés, hã?? - mas deu para conversar-mos um bocadinho e isso faz sempre bem.

Mas não sem antes passarmos pelo café do avô Zé para tomar o pequeno-almoço. O pirata hoje estava tão chochinho que nem queria andar a brincar pelo café como é hábito. Só queria colo e mimos. Não bebeu o leite nem quis bolachas, nem pão. Está cheio de ranhocas ainda. Só a maminha da mãe.

No Encontro lá se cansou e veio para o meu colo mamar. Adormeceu e veio até casa a dormir ferrado.
Passámos a tarde a brincar os dois e, agora, está a dormir depois de mais uma mamada. Poderão estranhar, mas quando está adoentado, prefere a maminha a comer seja o que for e, mal por mal, sempre se alimenta e sossega. Menos mal.

Agora ando a atualizar o blogue http://www.mardopirata.blogspot.com/. Passem por lá e vejam as novidades que vão surgir.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Se eu pudesse...

...escolhia ter-te sempre bem disposto, sem birras, sem gritaria. E agora não tinhas adormecido zangado comigo e eu não estaria aqui triste, porque não jantaste. Mamaste, mas não foi suficiente para me ajudar a passar bem a noite, nem para me matar as saudades que tive tuas hoje, bebé.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mais um encontro

Sábado realiza-se mais um encontro do Entremães, desta vez com o tema: Obstáculos na amamentação.
É um dos temas recorrentes destes encontros, uma vez que a nossa moderadora, Sandra, é uma adepta da amamentação. Estes encontros servem principalmente para partilhar experiências e para aprendermos umas com as outras.

E porque amamentar nem sempre é simples nem fácil, importa conhecer quais os obstáculos que podem surgir e quais as formas para os ultrapassarmos e não desistirmos logo que surge um problema.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Esta tosse que não passa...

...e não nos deixa dormir descansados de noite. É assim que temos andado nos últimos dias.
Ontem levei-o à urgência e, tal como calculava, é só uma constipação. Mas a tosse não há meio de passar. Está a fazer puffs de ventilan, aerossóis e soro, (e aqui para nós um xarope caseiro de cenoura e açucar mascavado que não faz mal a ninguém). Tem dois dentinhos a nascer e isso também pode estar a ajudar à festa. De resto, tem andado sempre bem disposto, não fosse ensopar babetes de baba e ranho, ninguém diria que está doente.

sábado, 5 de novembro de 2011

Um dia daqueles!

Hoje foi um daqueles dias em que... bem... começou bem e cedo!
Eram 5h e pouco da matina já estava de pé a fazer vapores ao Martim que estava cheio de tosse e não conseguia dormir. Depois, mamou, vomitou tudo, voltou a mamar e voltou a vomitar. Eram aí umas 7h quando o príncipe adormeceu novamente.

Uma hora depois, tudo de pé novamente! Podres de sono, como se poderá concluir, para ir levar o pirata a casa de uma amiga nossa. Tivémos dificuldade em arranjar quem pudesse ficar com ele, hoje de manhã, porque tinhamos uma formação planeada na VMER, para irmos já há alguns meses. Lá fomos direitos para Lisboa. Quando chegamos ao Hospital de S. Francisco, o segurança não nos deixou seguir para a sala de formação. Não tinha indicação de nada dizia o senhor. Lá fomos, contrariados, procurar no edifício ao lado, onde seria a dita cuja. Ora, um segurança muito simpático, lá nos indicou que no primeiro piso, sala 12, estaria a decorrer a dita formação. Subimos, e ao chegarmos à sala, tudo sentadinho e na tela a passar anatomia. Estranhei estar tudo a horas sentadinho, mas ainda ponderei ter visto mal o horário e estarmos atrasados. Entramos sorrateiramente. Sentámo-nos. Uma moça passou-nos a folha de presenças. Quando ia a escrever, o Paulo olhou para o cabeçalho "Mestrado em Fisiologia de não sei o quê..."

Mestrado?! Não era ali! Saimos pela mesma porta por onde entramos. Fomos tirar satisfações com o segurança. Voltámos ao Hospital à procura da sala de formação... vimos a VMER chegar e lá fomos perguntar aos senhores onde era a formação... "Foi adiada para dia 19".

Adiada? E ninguém avisa?

Sim parece que tinham alterado no site. Nós é que nem fomos confirmar... Para compensar fomos aos pastéis de Belém e depois lá fomos buscar o pirata. Depois dele dormir até às 14h, almoçámos e, enquanto o pai foi trabalhar, eu e o menino fomos até Sesimbra, para os aninhos do R.

Parámos nas bombas. Não tinham multibanco. E eu não tinha dinheiro comigo. Ora, vamos lá que isto chega até às próximas. Ora não chegou. Fiquei sem gasolina e lá tive de pegar no miúdo ao colo e ir a pé até às bombas mais próximas, rezando para que não chovesse e para que tivessem multibanco! Não emprestam garrafões. Lá comprei uma garrafa de água de litro e meio, deitei o conteúdo fora e enchi de gasolina. Vai de voltar a pé para o carro, com o miúdo ao colo, a garrafa na outra mão. Tentei meter a gasolina, mas aquilo saiu tudo para fora e o carro não pegou na mesma. Liguei ao meu pai, que meia hora depois lá apareceu para me salvar. O pirata entretanto já estava impossível de aturar, farto de estar no carro, claro está e com a fralda suja!

O dia lá terminou bem, com o carro a andar. Atrasadíssimos. Lá fomos ao 1º aniversário do R. e, claro, o Martim tinha de ir estrear o chão da garagem da minha amiga, com a cabeça, assim só para ver se era duro! Agora está a dormir uma bela soneca. Quando acordar, logo janta.