sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanço 2011 - parte 2

Gravidez - de algumas amigas - este ano de 2012 vão nascer mais alguns bebés que serão notícia neste blogue. Foi um tema aqui falado, em posts relacionados por exemplo com a vinculação mãe bebé ou com problemas com o cordão umbilical.

Histórias - as minhas e as dos outros. Umas felizes outras tristes. As histórias que fizeram notícia e que foram importantes para este blogue.

Irmã - a minha que se revelou uma das pessoas mais importantes da minha vida.

Jogos - e festas infantis, pinturas faciais e muitas novidades no blogue mardopirata.blogspot.com.

Livros - li "A epidemia" de Robin Cook, "O negociador" de Frederick Forsyth, "O vendedor de sonhos" de Augusto Cury, "Precious, a força de uma mulher" de Saphire...entre outros que marcaram este ano. Podem ver os resumos em eraumaeoutravez.blogspot.com.

Maternidade - ser mãe serviu para que eu aprendesse muita coisa e fez-me ver a vida com outros olhos. Os meus sonhos mudaram e a minha vida passou a ser pensada sempre em função do meu filho.

Martim - o meu tesouro.

Novidades - o anúncio do casamento da minha irmã - Março de 2012.

O meu bebé - tornou-se uma constante neste blogue, tornando-se o seu tema mais central.

Paulo - a pessoa que tem a paciência suficiente para me aturar! Um pai maravilhoso.

Quero - saúde para mim e para a minha família; dinheiro suficiente para dar uma boa vida ao meu filho, com aquilo que ele precisa e que nada de importante lhe falte. Quero ter forças para levar os meus sonhos avante e conseguir mudar de vida neste novo ano.

Ritmos - de samba, no Carnaval. Máscaras para recordar. A primeira fantasia do meu bebé e a sua nova paixão: a bateria que era do pai e tudo onde possa bater e fazer barulho!

Sofia - a minha sobrinha mais linda!

Trabalho - tive momentos complicados, 2011 começou mal em termos de trabalho, desiludi-me muito, mas felizmente está a acabar um pouco melhor. Para o ano espero que as coisas evoluam favoravelmente.

Ultimo - dia do ano, últimos desejos: quando comer as passas logo à noite sei bem o que vou pedir; quando se concretizar vocês saberão o que eu pedir. Vai depender muito do meu trabalho, empenho e de muita sorte.

Vinculação - existe em cada olhar, cada festa que o Martim me faz, até nas dentadas que me dá em vez de beijos (pois os beijinhos dele são sempre cheios de baba e com dentes à mistura), na hora da maminha, nos abraços...

Xau - até para o ano... e já só falta o Z! Este post já está a ficar muito extenso... mas é sentido sabem?

Zé - da Mota, o meu pai, Fernando, o meu tio... e tantas pessoas importantes para mim durante este ano que agora termina e a quem eu aqui deixo um beijo e desejos de boas entradas em 2012!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Balanço 2011 - parte 1

Este ano que agora termina merece um post especial dedicado a um balanço dos aspetos positivos e negativos, começando pelo blogue doiscontigo. Durante este ano, foram muitos os assuntos tratados, os temas discutidos e a variedade de conteúdos. Passamos de um blogue dedicado à educação em geral, para um blogue dedicado à maternidade e ao primeiro ano de vida do Martim. As minhas aventuras como mãe, as minhas dúvidas, por vezes até algum desepero, desabafos e criticas. De A a Z, muito foi falado. Esta é a minha lista. convido-vos a deixarem aqui a vossa também. O que acham do convite?

Afetos - um beijo gostoso de quem amo, os bracinhos pequeninos do meu filho em volta do meu pescoço enquanto diz mamã, o seu olhar enquanto mama e me fixa nos olhos aquele doce mar azul. O seu riso logo de manhã, aos pulos na cama e carregado de energia! Podia ainda acrescentar aqui - alguns percebem - dar a mão a uma pessoa que se leva ao hospital e apenas devolver-lhe um sorriso, sabendo que nada mais podemos fazer. Dar força a uma família, mesmo quando sabemos que a esperança se está a terminar. Receber uma coisa muito especial, com o maior valor de todos, porque é dada de coração e nos faz sentir que, apesar de tudo, tivemos significado na vida dessa pessoa. Obrigada.

Amamentação - quase a fazer os 16 meses, o Martim continua a mamar no peito, sempre que quer. passei por várias dificuldades e pensei em desistir, mas arranjei força para seguir em frente e continuar. O apoio é essencial. Foi dos temas que se calhar aqui mais foi falado no blogue.

Bebés - o meu em particular, que é o mais lindo de todos  -todas as mães dizem isto não é? - cresceu muito durante este ano. Já diz algumas palavras, é um brincalhão, está sempre bem disposto. Às vezes consegue tirar-me do sério ou fazer-me sentir uma mãe desnaturada, mas é a melhor coisa da mnha vida! E outros bebés (uns que fizeram parte deste blogue, outros apenas que fazem parte da minha vida e do Martim) - a Sofia Mariano, a Lianor, o Rodrigo, o pequenino Joel que nasceu à dias, o pequeno Gustavo, o Gabriel, a Bárbara que foi a priemira amiga do Martim, os seus novos amiguitos, Leo e Mel, e as meninas um pouco mais crescidas: Maria, Inês...

Crescimento - medir não chega para contar como ele cresceu. As coisas que é capaz de fazer, o que aprendeu. E eu também cresci - como pessoa, como mãe.

Desenvolvimento - um patamar de cada vez, seja na linguagem, na cognição, ou nas suas capacidades físicas e motricidade, vi o meu bebé no melhor da sua vida. Mas também tive a felicidade de, através das vossas palavras, ver o crescimento dos vossos filhos e sentr-me também feliz com as suas conquistas. Obrigado por me abrirem as portas de vossa casa, como mãe isso foi muito importante.

Entremães - O entremães é um grupo de mães (e pais) que se juntam uma vez por mês, para falar de assuntos relacionados com a maternidade. Levamos os bebés, dizemos parvoíces, mas sobretudo discutimos coisas sérias. Ali não há criticas negativas - há pessoas que passaram por experiências iguais à nossa e que nos sabem apoiar sem julgamentos. Somos todas mães (e pais) com os nossos defeitos, os nossos medos, as nossas alegrias, as nossas diferenças e os nossos filhos.

Família - é auilo que temos de melhor, mesmo que por vezes pareça que nem lá está. Este ano aprendi a conhecer quem é realmente importante. Quem é família, mesmo sem parentesco. As primas e tias que gahei e que ganhou também o meu filho. As pessoas com quem posso realmente contar - essas são a verdadeira família.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bebeteca

Nós descobrimos um novo espaço aqui pertinho de casa para umas tardes giras com o bebé: a bebeteca! Incluída na biblioteca do Seixal, a bebeteca abre-se como um espaço seguro, divertido e didático, para os mais pequeninos.
Tão perto e só na terça começamos a lá ir. Ontem repetimos a dose, porque o Martim adorou! Eu aproveitei e fiz o cartão da biblioteca. Ainda não tive foi tempo de ir fazer a primeira requisição. Novas leituras se preparam para 2012!

Outra coisa:
Ama no Seixal - 150 euros.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Em casa.

Estou em casa desde sexta-feira, no seguro. Dei cabo de um tendão do pulso direito, na quarta-feira, ainda pensei que melhorasse mas isso não aconteceu. Por ordem do médico fico em casa e estou proibida de fazer esforços ou pegar em pesos. Pelo menos até segunda-feira que vem.

Vou aproveitar para ler e para descansar. O piratinha vai na mesma para a ama, porque também tenho de evitar andar com ele ao colo. Escrever custa um bocado e ando a treinar a mão esquerda - dizem que faz bem ao cérebro, talvez saia desta experiência mais inteligente! Quem sabe?

sábado, 17 de dezembro de 2011

Biblioteca

Hoje passsámos a tarde na Biblioteca Municipal do Barreiro. Ainda não a conhecia. Adorei e desejo lá voltar e explorá-la melhor. Hoje o dia foi dedicado aos mais novos da casa: brincadeira e faz-de-conta em fartura!

O importante é mesmo aproveitar estes pequenos prazeres e vê-los ser crianças! O Martim adorou brincar com os carrinhos, a pista e com as frutas e legumes da zona da casinha! O espaço é amplo e está muito bem dividido. Além disso, e não fosse uma biblioteca, tem ainda muitos livros ao alcance dos mais pequenos, que podem explorar, desfolhar, espalhar e brincar... num primeiro contato antes de realmente os serem capazes de ler.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Sinto-me...

... como o tempo. Aborrecida.
O dia parece que está a fugir-me por entre os dedos e não estou a conseguir fazer nada do que tinha planeado para hoje. E é o únivco dia livre da semana. Amanhã tenho de me levantar cedo e ir deixar o pirata com a avó para ir até Sines. Vai ser cansativo e hoje precisava mesmo de descansar e de organizar a casa, preparar a semana que vem e essas coisas que têm de ser feitas e que às vezes, detestamos!

sábado, 3 de dezembro de 2011

E hoje...

...participamos em mais um Entremães. Conhecemos o bebé Santiago que nasceu há uns dias e revimos outros amiguinhos e mamãs.
Com muitas conversas cruzadas, bebés e brincadeiras, se passou mais uma manhã divertida. A tarde foi para mais uma ida à escola de samba, rever amigos e passar bons momentos. E não tarda vamos passear mais um bocadinho. Há que aproveitar o sol, mesmo que o frio insista em nos perseguir.

Bom fim de semana!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entremães

Sábado, no Espaço Zambujal, decorrerá mais m encontro desta vez com o tema: "Introdução de sólidos e amamentação no regresso ao trabalho"

Que problemas podem surgir quando se tem de ir trabalhar e ainda queremos amamentar? E se o bebé não pega no biberão? E se não conseguimos tirar leite sufciente com a bomba? e se ele não comer quando estamos longe?

Que mãe não passou por estas (ou outras) questões quando chegou a hora de regressar ao trabalho?

Este vai ser o tema deste encontro. Apareçam, a entrada é livre, os bebés ou as crianças mais velhas podem ir e os pais também são bem-vindos! Este espaço situa-se na estrada nacional 379, quem vai de Santana para o Zambujal e fica na biblioteca municipal. É um espaço agradável.
Mais informações aqui!