Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cuidado com a banheira

Segundo um estudo publicado na revista Pais e Filhos de Setembro/2009, "43 mil crianças sofrem acidentes no banho todos os anos nos EUA, devido a quedas e deslizes na banheira." Segundo o mesmo estudo, "a maior parte das lesões ocorreu em crianças de dois anos."

Segundo a versão on-line da mesma revista, "em Portugal não se conhece especificamente o número de crianças acidentadas em banheiras, mas sabe-se que a segunda causa de morte acidental em crianças e jovens portugueses (a primeira são os acidentes rodoviários) ocorrem em ambientes familiares como a banheira, piscinas, tanques, lagos, rios ou praias."

Estas são informações que todos nós devemos ter em atenção, ao darmos banho ao nosso bebé:

- Vigie o seu bebé.
- Supervisione sempre o seu bebé durante o banho.
- Os bebés podem afogar-se em apenas 2,5cm de água. Uma cadeirinha para banho ou um anel de banho (com ventosas na base) pode ajudar a manter o seu bebé numa posição prática, mas não garante a sua segurança.
- Nunca deixe o bebé sozinho.
- Evite as quedas. Coloque um tapete de borracha na sua banheira para que o bebé se possa sentar.
- Estabeleça a regra, desde o início, de que ele deve estar sentado na banheira e nunca de pé.
- Verifique a temperatura da água. Mantenha a temperatura da água entre 35ºC e 37ºC. Tenha atenção para que a água do esquentador não exceda os 48ºC.
- Prepare o banho em segurança. Encha a banheira de forma a que a água não ultrapasse a cintura do bebé, quando ele estiver sentado.
- Encha a banheira antes de pôr o bebé no banho. Depois, ponha o bebé na banheira e mantenha-o afastado da torneira.
- Alguns pais consideram mais seguro colocar uma cobertura acolchoada na torneira. Embora não seja muito provável que o bebé choque com a torneira.

Vigilância sempre!!!

Sem comentários: