Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

A linguagem e as primeiras palavras

Tenho ouvido algumas mães dizerem que os bebés falam muito, outras que acham que o filho fala pouco ainda. O meu fala a língua dele, mas nós em casa cá nos vamos entendendo. Ele comunica à maneira dele. E hoje por acaso passei neste artigo do site da Dodot. Não será dos mais oficiais, mas diz de uma forma clara e objetiva, alguns pontos fulcrais a ter em atenção nesta fase.
O momento para começar a falar varia muito. Para as crianças que ainda não falam, a melhor maneira para avaliar a sua progressão é observar a sua linguagem gestual. Se o seu bebé consegue gesticular claramente e utiliza o seu corpo para comunicar, significa que já entende os conceitos básicos da comunicação. É provável que nem sequer se aperceba de que já está a falar sem parar. As crianças que já sabem falar também utilizam a linguagem corporal, geralmente quando não podem expressar verbalmente o que querem. Eles apontam para as coisas e fazem mímica para demonstrar o que querem. Se quer que o seu pequeno utilize palavras, pode dizer-lhe coisas como, 'acho que sei o que queres, mas porque não tentas dizer-mo?'. Tente. 'É um camião... ou uma casa... ou uma boneca?' É provável que a criança tente imitar a palavra. Responder às intenções do seu filho é muito mais útil do que corrigir o que ele diz.

Nota: Se o seu pequeno não utiliza gestos nem palavras para comunicar, informe o pediatra. Pode acontecer que precise de uma avaliação mais profunda.


Sem comentários: