Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Preparativos

Os preparativos para a vinda de um bebé são muitos e passam por coisas normais como as ecografias e as consultas da mamã, ou pelas mais chatas, como as idas à Segurança Social, para tratar do abono pré-natal. Hoje foi um desses dias chatos. Primeiro porque me custou imenso sair de casa mais cedo. Mesmo assim só cheguei à S.S. pelas 9h e "picos", depois foi a espera de mais de 1 hora, mesmo com as senhas de atendimento prioritário e mesmo eu sendo apenas o número 8.

Mas finalmente e quando já estava quase a vir embora para não me atrasar no trabalho, lá me chamaram. Foi rápido no balcão, só assinar e entregar os papéis pedidos. Para quem quiser saber também (e porque estas coisas não nos ensinam, como deveriam...):

- 1º passo: ir à S.S. pedir o impresso para o Abono pré-natal, ou na página da net, para quem tiver acesso;
- 2º passo: pedir à médica para assinar a declaração de prova em como estamos grávidas, não vá a barriga ser insuficiente para o provarmos;
- 3º passo: fotocopiar documentos (B.I., Cartão de Contribuinte, último IRS) dos papás;
- por fim, entregar tudo preenchidinho e bonitinho e esperar novidades.

Outra coisa:
Eu tive de ficar de pé mais de 1 hora a aguardar a minha vez. Ao meu lado uma mamã de bebé ao colinho, também imenso tempo. Muita gente junta e poucos lugares para sentar. Nem tive coragem de pedir para me darem o lugar, pois havia mais pessoas como eu também de pé e pessoas idosas apoiadas em bengalas e ninguém se levantava.
Várias pessoas aguardavam na rua sentadas no chão ou encostadas na parede. E o calor já não se aguentava lá dentro, tinha os pés a começar a derreter e super-inchados e só pensava "Porque é que não trouxe os chinelos de praia?"

Agora é esperar que me enviem o dinheirito, porque esse sim dava um jeitão!

Sem comentários: