Existem diversos marcadores que avaliam a qualidade em Creche e com os quais os Educadores se devem familiarizar. Perceber o que são, o que comportam e para que servem. A variação desses marcadores dá-nos importantes informações acerca da qualidade de uma Creche. Estes devem abranger uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa. O modelo de avaliação tem por objetivos:
• Ser um instrumento de diferenciação positiva das Respostas Sociais, permitindo incentivar a melhoria dos serviços prestados.
• Ser um instrumento de auto-avaliação das Respostas Sociais, permitindo rever de uma forma sistemática o desempenho da organização, as oportunidades de melhoria e a ligação entre aquilo que se faz e os resultados que se atingem.
• Apoiar no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais, permitindo uma melhoria significativa da sua organização e funcionamento, nomeadamente através de:
− melhoria da eficiência e a eficácia dos seus processos;
− maior grau de participação dos clientes, nos serviços que lhes são destinados;
− maior dinamização e efectivação da participação da família no âmbito da Resposta Social;
− aumento do grau de satisfação das expectativas e necessidades dos clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e, de um modo geral, de todo o meio envolvente da organização e da sociedade em geral.
Bibliografia:
(1) - VASCONCELOS, 2006, in.: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/361/PG-CRE-2009_IsabelSandraCurriculo_e_Avalia_o_em_creche.pdf?sequence=1
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