Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Algumas definições...

Cognição:

Entende-se por cognição o acto ou o processo de conhecer, isto é, os mecanismos através dos quais um organismo recebe, aplica e conserva a informação. Este termo inclui igualmente várias funções psicológicas necessárias para a existência de trocas com o meio e com a informação: a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e o discurso.

Linguagem:

Entende qualquer sistema ou conjunto de sinais convencionais, fonéticos ou visuais, que servem para a expressão dos pensamentos e sentimentos; conjunto de símbolos instituídos como signos;

Linguística:

É o conjunto de sons em cuja produção intervém a língua.

Língua:

A Língua é o modo particular pelo qual uma pessoa se exprime, oralmente ou por escrito; maneira de falar.

Símbolo:

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade.

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de
comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).

Pode ser também uma palavra ou imagem que designa outro objecto ou qualidade por ter com estes uma relação de semelhança.

Sem comentários: