Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O que é "Projecto"?

Projecto?

Esta é uma palavra derivada do latim “projectu” que significa "lançado", relacionando-se com o verbo latino “projectare” que se poderá traduzir por "lançar para diante".
A partir desta raiz latina, a palavra projecto pode ter vários sentidos:

- plano para a realização de um acto;
- desígnio,
- redacção provisória de uma medida qualquer;
- esboço.

(in.: Dicionário da Língua Portuguesa).

Podemos referir que “projecto” encerra um conceito ligado à previsão de algo a que queremos dar forma.

A elaboração de qualquer projecto pressupõe um processo que tem como referências um ponto de partida (situação que se pretende modificar), um ponto de chegada (uma ideia do que se pretende modificar) e a previsão do processo de “construção” (o “como” fazer).


O quê?

Como?


Porquê?


A realização de um projecto exige, tanto na escola como na vida pessoal ou social, que este se precise através da elaboração de planos que estabelecem quem faz o quê, quando e quais os recursos necessários.

Um projecto tem que se adequar à realidade. É primordial fazer um
levantamento de necessidades do meio envolvente para assim analisarmos e
em conjunto criar um projecto para dar resposta a essas mesmas
necessidades. No contexto educativo, falamos habitualmente de dois tipos de Projectos diferentes, mas que se complementam entre si: Pedagógico e Educativo.

O plano de um projecto deverá prever quem são os intervenientes, como se organizam, as estratégias de acção a desenvolver, os recursos necessários, bem como as actividades que permitam concretizar o projecto.

Podemos também distinguir um projecto de um plano, através da sua flexibilidade, do contexto e do empenhamento do grupo.
Assim:

Flexibilidade – o projecto vai-se concretizando através de uma evolução que pode não ser
inteiramente prevista. A sua flexibilidade permite a sua adaptação e adequação constante, pelo que ao longo do ano ele pode ser actualizado, reavaliado e reformulado.

Contexto específico de desenvolvimento – o sentido de um projecto decorre do contexto específico em que se desenvolve. O projecto tem uma dimensão temporal que articula passado, presente e futuro, num processo evolutivo que se vai construindo.

Empenhamento do grupo – ao contrário da realização de um plano, um Projecto envolve o grupo que nele trabalha na sua preparação e realização, não deixando de lhe transmitir um carácter emocional e afectivo.

Sem comentários: