quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Alimentação saudável

Um dos papéis que nos cabe como educadores é também ensinar hábitos de alimentação saudáveis, mas também nós por vezes temos dúvidas sobre como o devemos fazer. Na verdade, a nossa vida não está muito facilitada, porque os mais novos são constantemente bombardeados por estímulos que a nós não nos interessam nada, tais como as múltiplas ofertas de snacks. As próprias escolas nem sempre dispõem de ementas saudáveis e, ao mesmo tempo, apetecíveis para os mais novos. Descobri então este manual que nos pode ajudar em algumas das nossas milhentas dúvidas sobre este tema.


O papel dos jardins-de-infância nos hábitos alimentares das crianças e a prevenção através da alimentação.
A Direcção-Geral da Saúde disponibiliza o "Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância". Destina-se aos educadores de infância e ao pessoal directamente envolvido na preparação e fornecimento de alimentação às crianças.

Este manual contém informação básica sobre alimentação saudável da criança em idade pré-escolar, designadamente:
  • Importância da educação alimentar e seus objectivos;
  • Alimentação e nutrição;
  • Grupos dos alimentos;
  • Necessidades nutricionais da criança em idade pré-escolar;
  • Distribuição das refeições;
  • Regras de higiene na preparação das refeições.
Para além de uma necessidade fundamental, a alimentação é um dos factores do ambiente que mais afectam a saúde. Já não basta ter acesso a bens alimentares. É necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida.
Se, por um lado, muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por outro, uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como na prevenção de problemas de saúde ligados à alimentação.
O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é inquestionável, mas a escola, e em especial o jardim-de-infância, assume uma particular importância.


Site.:
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/educacaoparaasaude.htm

Para saber mais, consulte:
Direcção-Geral da Saúde - http://www.dgs.pt/

Sem comentários: