Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A prevenção é o melhor remédio!

Desde pequeninos que os seus filhos tem de aprender noções de transito e de como portar-se nas ruas para evitar acidentes e atropelamentos. Para isso é essencial que você converse muito com ele sobre este tema, e acima de tudo comece por dar bons exemplos você mesmo!




Deixo-vos aqui algumas dicas de prevenção de atropelamento:

- Respeite os sinais de transito e antes de atravessar as ruas, olhe para ambos os lados, tendo certeza de que é o momento seguro para atravessar.
- Não permita que uma criança com menos de 10 anos atravesse as ruas sozinha, ou não permita até que você tenha certeza de que ela tem capacidade própria de avaliação de segurança. Isso você poderá analisar durante passeios as ruas, observe o comportamento dela e veja se ela é capaz de raciocinar e calcular o tempo necessário para atravessar e a sinalização de trânsito.

- Não deixe os seus filhos brincarem nas ruas, em locais movimentados, passeios, estacionamentos de carros, nem em entradas de garagens.

- Se o seu filho vai a pé para a escola, acompanhe-o até que você tenha certeza de que ele é capaz de ir sozinho, e durante o trajecto estude com ele os pontos críticos, ruas movimentadas, semáforos, sinalização de transito, etc.

- Ensine o seu filho a atravessar somente na passadeira, mesmo assim com o maior cuidado, pois nada garante que de facto o condutor do veiculo vá parar.

- Em estradas ou vias sem passeio, caminhar de frente para o transito (no sentido contrário aos veículos) para as crianças verem e serem vistas.

- Observar os carros que estão a virar ou a fazer marcha atrás.

- Sempre que estiver com mais crianças, é preciso caminhar em fila única.

- Nunca correr para a rua sem antes parar e olhar – seja para pegar uma bola, o cachorro ou por qualquer outra razão. Correr precipitadamente para a rua é a causa da maioria dos atropelamentos fatais com crianças.


Itens importantes:

As crianças têm dificuldade em julgar a que velocidade os carros estão se movendo, a qual distância eles estão e de que direção os sons do trânsito estão vindo.
As crianças têm problemas para reconhecer e reagir ao perigo.
Muitas vezes as crianças têm opiniões erradas sobre os carros, pensando que se elas podem ver o motorista, ele também pode vê-las e portanto parar a tempo.


Alguns sites Relevantes:


Sinais de Transito para pequeninos: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Fazer&ID=96
Sinais de Transito Animados: http://www.megghy.com/gif_segnaletica.htm
Todos os sinais de Transito – Estradas de Portugal

Convido também a perderem um pouco de tempo neste site:

Sem comentários: