segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Implementar um modelo curricular

Existem diversos modelos curriculares que podem ser usados na Educação de Infância, os quais devem ser adaptados tanto ao Grupo como às expectativas da Equipa Educativa. A escolha do modelo educativo prevê o pré reconhecimento das características de cada modelo e da forma como se pode implementar o mesmo. Um modelo escolhido como principal, pode ser conjugado com outros modelos de uma forma positiva.

A equipa educativa da sala deve estar envolvida no processo de implementação de um determinado modelo na sala. O ideal seria fazer reuniões prévias que alinhavem os objectivos que a equipa, em conjunto, quer para a sala e para o grupo de crianças. Algumas equipas podem ter dificuldade em resolver este aspecto: muitas vezes existe um espaço de desconforto entre a educadora que chegue nova à sala e as auxiliares que já estão naquele espaço à mais tempo, fechando-se estas no seu próprio ambiente de conforto (fazendo o que estão habituadas) e não dando espaço ao crescimento da Educadora que agora chegou.

A solução para este problema deve partir da Educadora, que deve proporcionar espaços de partilha de ideias, pedir opiniões e sempre, conversar sobre o que pensa fazer. explicando o que pretende fazer e de que forma específica as auxiliares da sala podem contribuir. A opinião de todos é muito importante e a partilha de saberes é essencial.

A equipa deve ter em consideração também o grupo de crianças, reflectindo acerca destes e outros aspectos:
- Faixa etária?
- Quantas crianças se conhecem e como é a relação entre elas?
- Como é a relação Escola-Família e como é que a Família de cada criança está habituada a participar nas actividades da Escola?

Elsa Filipe

Sem comentários: