A equipa educativa da sala deve estar envolvida no processo de implementação de um determinado modelo na sala. O ideal seria fazer reuniões prévias que alinhavem os objectivos que a equipa, em conjunto, quer para a sala e para o grupo de crianças. Algumas equipas podem ter dificuldade em resolver este aspecto: muitas vezes existe um espaço de desconforto entre a educadora que chegue nova à sala e as auxiliares que já estão naquele espaço à mais tempo, fechando-se estas no seu próprio ambiente de conforto (fazendo o que estão habituadas) e não dando espaço ao crescimento da Educadora que agora chegou.
A solução para este problema deve partir da Educadora, que deve proporcionar espaços de partilha de ideias, pedir opiniões e sempre, conversar sobre o que pensa fazer. explicando o que pretende fazer e de que forma específica as auxiliares da sala podem contribuir. A opinião de todos é muito importante e a partilha de saberes é essencial.
A equipa deve ter em consideração também o grupo de crianças, reflectindo acerca destes e outros aspectos:
- Faixa etária?
- Quantas crianças se conhecem e como é a relação entre elas?
- Como é a relação Escola-Família e como é que a Família de cada criança está habituada a participar nas actividades da Escola?
Elsa Filipe
Sem comentários:
Enviar um comentário