Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Em jeito de avaliação...

Olá, este ano logo no início prestei-me a elaborar uma lista de alguns temas que eu gostava de postar aqui no Blog. Como já devem ter reparado foi sol de pouca dura, porque tenho vindo a colocar aqui tantos outros temas, mas sem me maçar em seguir as linhas que eu mesma criei. Se isso é mau? Penso que não, só espero que quem me segue não fique desiludido comigo.

Bem mas vamos lá ver aqui mais de perto onde páram as minhas postagens, nos temas que me propús tratar e quais as que ainda estão em falta:

Mês 1:

Disciplina:
"A criança e a disciplina" - 5 de Janeiro de 2010;
"Armas nas escolas" - 13 de Janeiro de 2010;
"Os anos passam" - 7 de Fevereiro de 2010;
"Ser Criança" - 21 de Março de 2010 - reflexão acerca do comportamento da criança e da sua relação com o adulto/educador;

Legislação Importante:
"A nossa carreira... (docente) - 10 de Janeiro de 2010;

Família:
"O primeiro ano de vida - O nascimento" - artigo acerca da chegada de um novo membro à Família e das implicações que isso traz/pode trazer.
"A chegada de um irmão" - continuação do artigo anterior, mas focado em especial para as implicações da chegada de um irmão.
"Bebés de onde chegam?" - a curiosidade dos mais novos acerca do mistério que sempre é a chegada de um novo membro à família. - 16 de Janeiro de 2010;
"A chegada de um irmão - parte 2" - 17 de Janeiro de 2010;

Mês 2:

Carnaval:
"Carnaval de Sesimbra" - 8 de Fevereiro de 2010;
"Carnavalando" - 11 de Fevereiro de 2010;
"Sesimbra a sambar" - 17 de Fevereiro de 2010;

Piaget:
"Jean Piaget" e "O Cognitivismo" - 25 de Fevereiro de 2010;

Faz-de-conta em contexto de Creche e Desenvolvimento Infantil 1º ano:
- temas ainda em falta...

Mês 3:

Primavera, Faz-de-conta em JI e Desenvolvimento Infantil 2º ano:
- temas em falta...

Brazelton:
"A criança e a disciplina" - tema tratado em Janeiro e que toca nas opiniões de Brazelton;

Mês 4:

Vacinação:
- tema em falta...

Relação escola-família:
"Fala-se em violência" e "Tipos de Bullying" - 10 de Março de 2010, porque a relação entre o meio escolar/educativo e a família deveria servir em primeiro lugar para evitar este tipo de situações nas escolas;
"A de Autismo" - 19 de Março de 2010 - A família como elo importante na discussão e adequação de políticas educativas fulcrais ao desenvolvimento de crianças com NEE;

Desenvolvimento infantil 3º ano:
- tema a não esquecer...

Mês 5:
 
Saúde Infantil:
"1 milhão de Portugueses com diabetes" - 14 de Janeiro de 2010 - foi um pouco adiantado, mas aproveitei ter sido um tema tratado na Televisão;
"Benefícios da amamentação" - 25 de Maio de 2010;
"Higiene Oral" - 28 de Maio de 2010;

Aquisição da Marcha e High Scope:
- temas ainda a abordar logo que possível;


Mês 6:

Hábitos alimentares:
"Alimentação saudável" - 17 de Fevereiro de 2010 - pode parecer um pouco adiantado, mas não será este um tema sempre transversal e sempre importante?

Expressão musical:
- tema a tratar ainda neste blogue.


Outros temas também abordados até agora:

- Notícias diversas do país e do Mundo;
- Gravidez;
- Outros...

O importante é mesmo receber as vossas visitas e os vossos comentários pois só assim este trabalho faz algum sentido para mim.
Bem, parece que ainda tenho muitos temas para abordar e outros que foram surgindo um pouco fora do contexto inicial, mas do meu ponto de vista sempre actuais.


Elsa Filipe 


Sem comentários: