domingo, 11 de julho de 2010

A sala de 1 ano:

Esta postagem vem na continuidades da anterior, uma vez que é importante estarmos a par de quais são as competências a serem atingidas pelas crianças da sala de 1 ano. Em primeiro lugar para nos situar-mos, existem alguma áreas e dentro destas as competências que se espera serem atingidas. Aqui deixo alguns exemplos que podem servir para os vossos próximos projectos de sala, não seja esta uma faixa etária com a qual adorei trabalhar e, que muitas vezes, ao falar com colegas, noto algumas dificuldades em programar rotinas e perceber o que é suposto conseguirem atingir.

Aqui ficam três áreas, embora hajam outras também muito importantes:



Área de Formação pessoal e social:

- Conhecer pouco a pouco o seu corpo e identificar algumas partes, construindo progressivamente uma imagem positiva de si mesma;

- Expressar as próprias emoções e reconhecer as dos outros;

- Adquirir progressivamente a coordenação e o controlo dinâmico do próprio corpo em actividades sensório-motoras e sentir gosto e prazer nelas;

- Adquirir progressiva autonomia nas rotinas e actividades quotidianas, colaborando com o adulto e desfrutando-as.

Área do Conhecimento do mundo:

- Observar e explorar activamente o seu meio imediato através da ajuda do adulto;

- Adaptar-se progressivamente à vida da escola e do grupo;

- Orientar-se nos espaços habituais e deslocar-se autonomamente pouco a pouco;

- Participar progressivamente nos grupos com os que se relaciona, aceitando o afecto que lhe é dirigido e expressando os seus sentimentos no âmbito de relações afectuosas e equilibradas;

- Descubrir, observar e explorar os objectos do seu meio, organizá-los e compartilhá-los;

- Observar os animais e plantas do seu meio com a ajuda do adulto.

Área da Expressão e Comunicação:

- Compreender e utilizar, de maneira progressiva e correcta, a linguagem oral e gestual para comunicar;

- Desfrutar a ouvir textos diversos, tais como contos, lenga-lengas, canções e reproduzir algumas palavras;

- Aumentar progressivamente o tempo de concentração e o número de palavras retidas durante os períodos de desfrute de uma história ou canção, ou outra...

- Utilizar as diferentes formas de representação e expressão com gosto e prazer e ir-se familiarizando com algumas técnicas;

- Fazer uso progressivo de técnicas e recursos básicos das diferentes formas de representação e de expressão, assim como ir reconhecendo a pouco e pouco a imagem (símbolo) do seu nome e identificar os seus pertences e espaço próprios;

- Reconhecer sons do meio e onomatopeias de animais;

- Utilizar a um nível muito elementar as possibilidades da lógica matemática para descrever propriedades de alguns objectos e situações do meio.

Sem comentários: