Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

para perguntar na consulta de 1 ano

Estava um bocado preocupada com umas bolinhas que o M. tem na parte de trás do pescoço e que às vezes ficam mais visíveis. Já falei anteriormente nelas à médica mas a resposta foi que era normal, desde que não lhe doessem. De facto, acho que não o incomodam - a mim é que me incomoda muito vê-las ali. Agora até estão mais pequenas. Mas parece que não fazem parte e que não deveriam ali estar! Vou voltar a perguntar apesar de que nos últimos dias até diminuiram de tamanho.

"Os gânglios são pequenas massas de tecido linfático semelhantes a nódulos (uma espécie de bolinhas) que estão repartidos por diversas partes do corpo. Contêm células que defendem o organismo contra as infecções." (1)

São sinais de alarme:

- o ganglio dói quando lhe tocamos? - (não, não me parece que doa)
- o seu diâmetro supera os 3 cms? - (não, deve ter aí 1 cm cada um)
- continua maior que 1 cm ao fim de um mês? - (acho que os vi ali desde sempre, mas não tem 1 cm)
- a pele está vermelha? - (nada)
- se é duro ou não se mexe - (não apertei mas acho que é duro, mas mexe-se bem)
- a criança sente-se mal ou tem febre sem razão aparente? - (teve febre quando começou com a varicela e nessa altura notei que os ganglios incharam mais, mas anda normalmente bem disposto)
- quando se desconhece a causa do inchaço.

Bibliografia:
(1) - "De A a Z - A saúde do Bebé: Ganglios", Bebé d'Hoje, nº101;

Sem comentários: