Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Sabiam que...

Um bebé de 15 meses pode já ter sentido de justiça?

Um bebé de 15 meses tem sentido de equidade e já é capaz de perceber se lhe serviram mais ou menos comida do que a outra pessoa. A noção de justiça surge muito mais cedo do que pensavam os especialistas, que já sabiam de estudos anteriores que, aos dois anos, as crianças conseguem ajudar-se e aos seis demonstram comportamentos justos.
Condutas morais, como o sentido de Justiça, nunca tinham sido identificadas tão cedo. Foram-no, agora, através de uma investigação de um grupo de peritos da Universidade de Washington, nos EUA, liderado por Jessica Sommerville, especialista em desenvolvimento infantil.

Durante a investigação, citada pelo Jornal de Notícias, foram analisados 47 bebés, todos com cerca de 15 meses, que ao colo dos pais assistiram a pequenos vídeos. Num dos filmes, é mostrada uma pessoa que divide uma taça de bolachas de forma equitativa por duas pessoas, primeiro, e de forma desigual, depois. No segundo vídeo, o procedimento foi o mesmo, mas com um jarro de leite.

Os investigadores tentaram perceber a que partes dos vídeos as crianças davam mais atenção. A partir de um fenómeno que se chama “violação da expectativa”, concluíram que os bebés fixavam-se mais naquilo que os surpreendia. «Olhavam com mais atenção quando um dos recipientes se enchia com mais bolachas ou com mais leite do que outro», explicam os investigadores.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/criancas/dos-0-aos-2-anos/4050-sentido-de-justica-aos-15-meses

 

Sem comentários: