Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Banhocas!

Hum! Quem nos aprecia um bom banhinho, no conforto de um quarto (ou na casa-de-banho) aquecida? Também um bebé pequeno aprecia este momento, principalmente se este fizer parte da sua rotina desde os primeiros dias. "Sendo um ritual diário, a hora do banho é a oportunidade perfeita para passar algum tempo com o seu bebé e dar-lhe abracinhos e carinho."(1)

É um momento de proximidade entre a mãe ou o pai e o bebé. O M. adora a hora do banho e este ritual deixa-o calminho para uma boa noite de sono. Optei pelo banho diário à noitinha, mas há quem escolha a manhã, dependendo dos horários dos pais e da própria rotina do bebé.

"Depois de aquecer a casa-de-banho e a água da banheira chegar aos 37°C, tire o telefone do descanso!
Lave o seu bebé da cabeça aos pés – da parte mais limpa à parte mais suja! Lavar o bebé com as mãos nuas é uma oportunidade para o acariciar e massajar, ajudando o seu filho a descontrair-se e a experimentar o contacto pele com pele."(1)

E não vamos ao exagero de medir ao termómetro a temperatura da água do banho. A velha técnica de colocar o cotovelo na água é suficiente para sentir se o banho tem uma temperatura agradável. Deve-se colocar primeiro a água fria e temperar depois com a quente até ficar a uma temperatura agradável - nem muito quente nem demasiado fria. Eu prefiro usar gel de banho apropriado para bebé em vez do sabonete. Começamos nos primeiros meses por lhe lavar sempre primeiro a cabeça, secá-la e depois é que o despimos para lavar o resto do corpo. Assim, evitávamos que passasse tanto frio. Mas ele começou por volta dos 4 meses a mostrar interesse pela água, por chapinhar, por mexer nos pés e, por isso, optámos agora pelo banho completo e por sentá-lo apoiado nos nossos braços para que possa usar as mãos e explorar melhor a água e brincar. E ele adora!

"Com o seu bebé no banho, aproveite este momento para cantar uma canção infantil ou contar uma história. Quando o tirar do banho, seque o seu filho sem esfregar e não se esqueça das preguinhas à volta do pescoço e entre os dedos."(1)

"Como, neste momento, o seu bebé já estará descontraído, você pode cortar-lhe as unhas dos pés (use tesouras pequenas de pontas redondas) e limpar os ouvidos (nunca o canal auditivo) e o nariz, se este estiver a pingar."(1) Já foi mais fácil cortar unhas e limpar nariz, agora tem sido mais complicado porque ele se mexe mais. Um truque: eu ponho o M. a mamar e o pai corta as unhas enquanto conversa com ele. Connosco resulta.

"Uma vez vestido, o bebé está pronto para um dia empolgante ou para uma noite de sono maravilhosa!"(1)

Bibliografia:

(1) - http://www.nestlebaby.com/pt/baby_development/bem_estar_bebe/higiene/

Sem comentários: