Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Prematuros podem ter dificuldades na fala

Segundo um estudo Holandê, os bebés nascidos prematuros podem, entre outras coisas, apresentar maoires dificuldades no desenvolvimento das suas capacidades de linguagem, revela um estudo publicado na revista «Pediatrics», e cujo artigo vim a encontrar na Pais e Filhos. Então é assim:

Para este estudo, os investigadores da Erasmus Medical Center in Rotterdam, na Holanda, analisaram os resultados de 17 pequisas anteriores, os quais envolveram a participação de 1.529 bebés prematuros, nascidos antes da trigésima sétima semana de gestação, e 945 bebés de termo, citou o site Alert.
Os investigadores revelaram que o facto de os bebés nascerem prematuros não significa que venham a desenvolver problemas de linguagem a longo prazo, embora possam passar por momentos mais difíceis na altura em que aprendem os conceitos de linguagem mais complexos e, por isso, são mais susceptíveis a que tal aconteça.
«À medida que crescem, as crianças que nascem prematuramente apresentam maiores dificuldades nas funções linguísticas mais complexas», revelou, em comunicado de imprensa, o líder do estudo, Inge van Noort-van der Spek.
O estudo mostrou que nos primeiros anos de vida existem ligeiras diferenças entre as crianças nascidas prematuramente e as crianças de termo, no que respeita às suas capacidades linguísticas básicas. Contudo, entre os três e os doze anos, as diferenças entre os dois grupos acentuam-se. Esta é uma altura em que se desenvolvem as capacidades de linguagem mais complexas e também quando estas são mais necessárias, o que pode, de acordo com os especialistas, «limitar as atividades sociais e escolares destas crianças».
Mesmo que as crianças prematuras não apresentem problemas de linguagem entre os 18 e os 24 meses, os pediatras devem avaliar a possibilidade da ocorrência deste tipo de problemas antes de as crianças ingressarem na escola.

Ou seja, atenção redobrada para os prematuros neste caso também!

In.:
http://www.paisefilhos.pt/index.php/destaque/4837-prematuros-podem-ter-dificuldades-na-linguagem-


Sem comentários: