Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Bloqueio dos ductos mamários

Como é hábito aqui por este blogue, aqui vos deixo mais uma pequena pesquisa sobre alguns problemas que podem surgir na amamentação. Como sempre, também, aqui podem deixar os vossos comentários e opiniões sobre o assunto.

O bloqueio dos ductos mamários "ocorre quando o leite produzido numa determinada área da mama não é drenado de forma adequada. A situação dá-se com mais frequência quando a mama não é totalmente esvaziada, quando o bebé apresenta uma sucção insuficiente ou quando os intervalos entre mamadas são demasiado longos."(1) Este problema pode ocorrer em qualquer fase da amamentação - seja nos primeiros dias, seja por exemplo, quando a mãe volta ao trabalho e passa mais horas sem amamentar.

Para ajudar a resolver este problema, deve-se "continuar a dar de mamar do lado afetado" para desta forma esvaziar os ductos bloqueados. Quando tal não é possível, se a mãe já está a trabalhar por exemplo, tirar com a bomba é uma opção. Depois de vazios, sente-se o alívio da dor, mas também resulta se pusermos um saco de água quente sobre o peito no intervalo das mamadas, ou se tomarmos um duche e massajar-mos a área que está mais rija e dorida com a água quente. Só em casos mais graves, o antibiótico é receitado. De qualquer forma, deixar de dar mama não é uma solução pois só iria piorar a situação.

Bibliografia:
(1) - BATISTA, Inês de Barros, "Malditas Mastites", Pais e Filhos, Junho de 2005;

Sem comentários: