Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O sono do bebé

O melhor momento do dia... adormeceu finalmente, deitado sobre o meu peito. Sereno. 

É tão delicioso quando o pirata adormece no meu colo, se aninha e fica ali, sereno e feliz. Transpira sempre imenso e acabamos por ficar sempre os dois molhados, com as gotinhas que se formam e lhe escorrem pela cabecita.

Ainda adormece na maminha a maior parte das vezes, mas à tarde - principalmente nestes dias que temos passado juntos - vamos os dois para cima da cama e, depois de brincar um bocado - faz muitas gracinhas - acaba por se aninhar até adormecer. Muda de posição várias vezes, ri, chora e grita, mas depois parece que vai progressivamente acalmando e percebendo que chegou a hora de dormir.

Antes era mais fácil... punha-o na caminha dele e ele dormia sozinho. Agora que começou a mexer-se mais e a pôr-se de pé, custa mais adormecer. Descobriu que há tanto para fazer acordado que resiste ao sono cada vez mais... mas tal como antes, raras continuam a ser as noites em que acorda. Só quando está mais adoentado, incomodado com a fralda, ou ultimamente com o calor.

"Nos primeiros meses de vida, o ritmo de sono dos bebés está marcado pela alimentação. Depois, o seu descanso começa a organizar-se de outra forma, com períodos de sono mais longos e previsíveis, embora a maioria das crianças não durmam cinco horas seguidas até aos cinco ou seis meses."(1)

Era bom que isto fosse regra não era?

Mas não é! Ora adormecem sempre na mama - e não vale a pena deitá-los antes porque não dormem! Ora só querem aquela chucha e não outra! Ora dormem sempre destapados e vamos lá teimosamente quinhentas vezes tapá-los, mesmo que se voltem a destapar no segundo seguinte! Muitos são os hábitos e costumes dos nossos bebés na hora de dormir.

Aqui ficam alguns hábitos do piratinha lá de casa:

- dorme na cama dele desde o primeiro dia;
- dorme ainda no quarto dos papás;
- adormece na mama, mas também consegue dormir sem ter de mamar;
- dorme a noite toda, por vezes sonos de 8 ou 9 horas seguidas!
- dorme de lado ou de barriga para baixo, desde que se começou a virar...
- às vezes, acorda com a cabeça onde estavam antes os pés, ou com as pernas enfiadas nas grades da caminha, tanto que se mexe durante a noite!
- põe as mãos debaixo da cabeça, tipo "tou na praia"...
- acho que sonha e que "fala" nos sonhos; sorri muito enquanto dorme - devem ser bons sonhos! Às vezes "acorda" a gritar e depois volta a dormir como se estivesse a ter um pesadelo...

E os vossos bebés? Que hábitos têm?

Bibliografia:
(1) - "O sono do bebé", Bebé d'Hoje - nº 166;

Sem comentários: