Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Problemas em amamentar: mastites e abcessos!

O nome só por si assusta! Este é mais um post sobre amamentação, uma forma de partilhar alguma informação que vou encontrando. Cada uma de vós agora, analisa e comenta.

Desta vez procurei informação sobre as mastites.

A mastite é uma infeção no peito que traz febre. "O peito torna-se duro, vermelho e muito doloroso. Nestes casos, é necessário o uso de analgésicos, antipiréticos e antibióticos."(1)

Se houver proliferação de germes, "inicia-se um processo inflamatório que pode vir a ser complicado."(2)

É essencial que se continue a retirar o leite, usando uma bomba por exemplo. Pode-se dar esse leite ao bebé, mas se o sabor ficar alterado ele poderá rejeitar e nesses casos, por vezes até se recomenda começar com o leite em pó. Para mim, desde que a criança aceite o leite não deve haver problema e tirar o leite ajuda a mãe a recuperar, contribuindo para a diminuição das dores provocadas pela rigidez e pelos desconfortáveis caroços que se podem formar. "Em principio quando a mãe melhorar, a amamentação poderá ser retomada, sem grandes dramas."(2)

Se a mastite não for convenientemente tratada pode em "cerca de 5 a 10% dos casos resultar num abcesso mamário", o qual se identifica "através da palpação."(2) Quando detetado, deve-se consultar um especialista, que poderá aconselhar ao seu esvaziamento recorrendo a "drenagem cirúrgica ou aspiração."(2) No entanto, estes casos são os mais graves. Na maioria das vezes, a mãe consegue ir tirando o leite, principalmente se continuar a amamentar o bebé, evitando assim ter de recorrer a processos mais invasivos.

Um conselho meu: eu situações de dúvidas, dor na amamentação sem razão aparente, desconforto... consultem alguém que vos possa realmente ajudar. Existem diversas pessoas e grupos de apoio à amamentação que ajudam mesmo! E pessoalmente ou por telefone, é sempre melhor para criar relações de entreajuda.

E não se esqueçam que sábado (3 de Setembro) vai decorrer mais um Entremães, no Espaço Zambujal, Sesimbra!

Bibliografia:
(1) - OOM, Paulo, "Amamentação - 20 regras práticas", Pais e Filhos, Março de 2000;
(2) - BATISTA, InÊs de Barros, "Malditas Mastites", Pais e Filhos, Junho de 2005;

1 comentário:

Pintas disse...

Gostei imenso de explorar o teu blog, pela riqueza e pertinência dos temas abordados, parabéns!!!...
Beijinho