Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ao seu ritmo

O ritmo das suas palavras é embalado na cadência suave das sílabas que se sobrepõem apressadas. O ritmo está lá, a cadência também. É a linguagem ainda sem a Língua. Mas a Língua já lá está, dissimulada pelos tons ora divertidos, ora insistentes, com que o bebé conversa. Ele percebe antes de conseguir expressar o que deseja. Usa outras formas de se expressar, mas com a paciência e a repetição, um dia falará.

"As crianças vão desenvolvendo a sua linguagem progressivamente e à sua maneira. Uns começam a falar num instante, outros demoram um pouco mais. Alguns, passam meses sem soltar uma palavra e, de repente, disparam uma frase de três meses palavras."(1)

É importante falar-lhe corretamente para que aprenda o vocabulário que faz parte da sua língua materna. Falar-lhe em termos "abebezados" não o ajudará a aprender. Ele ouve bem, mas não consegue repetir corretamnete porque ainda está a desenvolver todo o sistema vocal. Este pode ser estimulado, por exemplo, pela mastigação e pelo treino das palavras, amadurecendo progressivamente. Se a criança não for estimulada corretamente, aprenderá de forma errada e terá dificuldades em se expressar no futuro.

E há que ter calma: cada bebé tem o seu ritmo!


Bibliografia:
(1) - "Já disse mamã! As suas primeiras palavras", Bebé d'Hoje, Fevereiro de 2011;

Sem comentários: