Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Aprender a dormir

É desde que nascem que os bebés começam a criar hábitos de sono, da mesma forma que criam as suas rotinas, hábitos e começam a definir os seus gostos e preferências. Também é nessa altura que os pais lhes devem ensinar hábitos de sono saudáveis.

O bebé aprende a associar cada altura do dia a um acontecimento - a isto se chama rotina. E mesmo sem repararmos, estamos a criar-lhes certos hábitos que, podendo ser positivos - na medida em que lhes transmitem confiança e beneficiam o desenvolvimento da sua autonomia - também podem ser difíceis de retirar uma vez instituídos. Por exemplo, o bebé sabe que depois do banho, a mãe lhe vai dar maminha. Todos os dias, durante muito tempo, esse acontecimento se repete. O bebé cria esta rotina e antecipa o seu acontecimento. O mesmo se passa na hora de dormir. O bebé associa os cheiros, sons, sensações, ao sono. E conforme cresce, os hábitos instalam-se e em alguns casos podem ser difíceis de "tirar". Isto pode trazer alguns problemas aos pais, quando tentam alterar um hábito em casa e vêem as suas tentativas completamente frustradas!

Um banho relaxante, uma conversa em tom suave ou uma história contada em tom calmo, podem ser bons truques para uma rotina saudável antes de adormecer: acalmam o bebé sem ser preciso embalá-la ao colo. O tom de voz da mãe ou do pai também embalam tão bem como o movimento do corpo. Mas também não há mal nenhum, se um dia ou outro adormecer ao colo do pai, ou na maminha da mãe. Mas não sendo sempre, não há problema quando tal não acontece. Quando o hábito é adormecer a mamar, como será quando lhe quisermos tirar a maminha?

Que outros hábitos os vossos bebés têm para adormecer?

Sem comentários: