A Rotina Diária
As crianças necessitam de consistência. No caso da Creche esta é ainda uma realidade maior. Esta necessidade é apoiada através de uma estrutura diária que ajuda as crianças a antecipar o que vão fazer a seguir. Estabelecida a sequência de eventos que se repete diariamente, as crianças sentem-se seguras e com controlo sobre o que se passa à sua volta.
No caso do Jardim de Infância, esta rotina diária inclui o processo de "planear-fazer-rever" implementado ao longo do dia. Significa isto, que as crianças podem escolher e planear as actividades que vão fazer, o que aumenta o seu interesse nas mesmas, executar essas actividades e falar daquilo que fizeram. O apoio do adulto é uma realidade fundamental, embora o seu papel não seja o de "chefiar" essas acções, mas sim apoiar as crianças.
Quando estão a recordar, o educador reflecte sobre as escolhas e as experiências que foram feitas, desenvolvendo nas crianças confiança no seu próprio poder de decisão ao mesmo tempo que lhes reforça o sentimento de autonomia.
A Rotina Diária inclui ainda actividades realizadas no exterior e desempenhadas em pequenos e grandes grupos.
Irei ainda falar acerca de:
Interacção Adulto-Criança
Ambiente físico de aprendizagem
Elsa Filipe
1 comentário:
Muito interessante seu blog, gostei!!! Principalmente o texto de "como não educar seus filhos"
Bjs
Enviar um comentário