segunda-feira, 9 de novembro de 2009

High Scope - Rotina Diária

Para mim, este é um tipo de modelo que já utilizava naturalmente, adaptando-o as salas de Creche. O hábito que ganhei com a sua utilização (embora associando também a outros modelos) define a forma como o dia segue o seu rumo:

A Rotina Diária

As crianças necessitam de consistência. No caso da Creche esta é ainda uma realidade maior. Esta necessidade é apoiada através de uma estrutura diária que ajuda as crianças a antecipar o que vão fazer a seguir. Estabelecida a sequência de eventos que se repete diariamente, as crianças sentem-se seguras e com controlo sobre o que se passa à sua volta.


No caso do Jardim de Infância, esta rotina diária  inclui o processo de "planear-fazer-rever" implementado ao longo do dia. Significa isto, que as crianças podem escolher e planear as actividades que vão fazer, o que aumenta o seu interesse nas mesmas, executar essas actividades e falar daquilo que fizeram. O apoio do adulto é uma realidade fundamental, embora o seu papel não seja o de "chefiar" essas acções, mas sim apoiar as crianças.

Quando estão a recordar, o educador reflecte sobre as escolhas e as experiências que foram feitas, desenvolvendo nas crianças confiança no seu próprio poder de decisão ao mesmo tempo que lhes reforça o sentimento de autonomia.

A Rotina Diária inclui ainda actividades realizadas no exterior e desempenhadas em pequenos e grandes grupos.


Irei ainda falar acerca de:


  • Interacção Adulto-Criança


  • Ambiente físico de aprendizagem



Elsa Filipe

1 comentário:

Rô Freire disse...

Muito interessante seu blog, gostei!!! Principalmente o texto de "como não educar seus filhos"

Bjs