quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pedagogia de Projecto-1

No Jardim de Infância será importante construir com as crianças projectos que as levem a criar objectivos e formas de os pôr em prática. A Educadora tem a tarefa de fazer propostas ou de lançar desafios, mas sempre podendo deixar a vontade das crianças imperar na razão da livre escolha dos temas a tratar e dos objectivos que pretendem atingir.
Estes projectos podem começar por uma pergunta que uma criança coloque e que a Educadora pode devolver ao grupo de forma a que sejam eles a tentar responder-lhes. Essa tarefa pode durar uma tarde, uma semana, um mês ou todo o ano, dependendo da sua complexidade e do interesse das crianças em achar uma solução.
O mesmo pode ser trabalhado em grande grupo, envolvendo todas as crianças da sala, embora não necessariamente todas em simultâneo, ou por pequenos grupos.
Num projecto podem ser trabalhadas diferentes áreas do conhecimento e do desenvolvimento da criança. Partindo de um tema central, podem depois expandir por outras temáticas de acordo com as questões que sejam levantadas pelas crianças. Podemos dar um exemplo:

- Começando de uma questão levantada por uma menina de 5 anos: "Como nascem os bebés?", o adulto pode devolver a pergunta ao grupo e registar as suas opiniões, lendo-as depois e expondo-as na sala. As crianças podem ilustrar as suas frases com opiniões. No dia seguinte, a Educadora pode trazer para a sala um livro sobre o Corpo Humano e outro sobre o tema de como nascem os bebés (existem diversos, mas convém ter em atenção qual se adeqúa melhor à maturidade do grupo em questão). A partir daqui o interesse das crianças pode ficar por aqui. Mas também podem querer fazer mais questões e procurar outras respostas. Deve ser dada total liberdade para que o façam.

Do mesmo tema, podem depois ser propostas outras variantes:

- trazer um ovo cru para a sala e falar de como nascem as aves;
- trazer sementes e fazer uma sementeira com as crianças, para observarem o ciclo de crescimento de um planta;
- pedir às crianças para fazerem a representação gráfica da sua família e começar a construir com elas a sua própria árvore genealógica...

Existem diversos caminhos para seguir um projecto e é nisto que consiste a base da Pedagogia de Projecto.

Elsa Filipe

Sem comentários: