sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Desenvolvimento do bebé - o nono mês

Em contagem decrescente... muito descanso, mas também muita ansiedade. Tempo para preparar o resto da casa e verificar as malas a levar para a maternidade: mala da mãe, mala do bebé e documentos necessários.

Ao atingir o 9º mês de gravidez, o bebé está quase totalmente preparado para vir ao mundo. Aproveita o tempo que lhe resta no útero materno para crescer. "Nas últimas semanas de gravidez, o bebé aumenta consideravelmente de peso e desenvolve uma camada de gordura subcutânea."(1) Pode chegar a medir até 50 cm e pesar de 3 a 3,5 quilos.

"O fígado deixa de ser o responsável pelo fabrico dos glóbulos vermelhos e brancos. A partir de agora, será a medula a encarregue  desta tarefa."(1)

Por volta da 36ª semana aproximadamente, "guiado pelas mensagens hormonais e pelo escasso espaço que lhe sobra para se mexer, o seu bebé introduzirá a cabeça no perímetro superior da pélvis, ficando literalmente encaixado nela."(2)

Está a preparar o seu caminho para o mundo que o espera. Falta pouco para que a mãe conheça finalmente o seu bebé, mas sem antes o ajudar a lutar por atravessar o canal de parto. "Para o proteger no momento do nascimento, o cérebro está rodeado de uma série de ossos, ainda não totalmente unidos, que são muito moldáveis, para se adaptarem ao canal de parto. Os espaços onde os ossos da cabeça se unem recebem a designação de fontanelas e só se fecham vários meses após o nascimento."(1)

"No útero, a placenta faz o trabalho dos pulmões, mas após o nascimento, o sangue tem de circular por eles, para que se produza a respiração."(1) Esta última etapa completa-se quando o cordão umbilical é cortado permitindo a abertura das válvulas que facilitam o funcionamento do sistema respiratório.



Bibliografia:

(1)-"Assim cresce o seu bebé", Anuário 2004, Super Bebés;
(2)-"Finalmente vai conhecer o seu bebé", Anuário 2004, Super Bebés.

Sem comentários: