sábado, 13 de novembro de 2010

Análise ao sangue pode substituir amniocentese

A amniocentese:

Uma das principais funções da Amniocentese é detectar malformações genéticas durante a gravidez - tais como síndrome de Down. Mas este é um método invasivo, que poderá brevemente ser substituído por outras formas de detecção.
"Uma análise ao sangue, rápida, segura e não invasiva, pode ser a alternativa ideal à amniocentese, para detectar malformações no feto. É sabido que a amniocentese acarreta vários riscos, incluindo para o bebé. Por isso, a comunidade científica deposita grandes esperanças nesta alternativa. O Departamento de Saúde do Reino Unido investiu quase 2,4 milhões de euros para investigar a nova tecnologia.

A amniocentese exige a retirada de líquido amniótico, o que provoca aborto em um por cento dos casos. A técnica agora anunciada consiste apenas na recolha de sangue da mãe, que contém pequenos fragmentos de ADN do bebé. A imprensa britânica lembra que, desta forma, se podem salvar vidas de centenas de bebés.
De acordo com o «The Guardian», os investigadores estão tão optimistas em relação a esta nova técnica que contam tê-la disponível nos serviços de saúde dentro de três ou cinco anos.
O Reino Unido não é o único país a investir na investigação desta nova técnica. Também os Estados Unidos, a França, a China e a Espanha estão a fazer ensaios já bastante avançados com este tipo de técnica."(1)
Bibliografia:

(1)-http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/gravidez-amniocentese-analise-malformacoes-tvi24-ciencia/1081242-4069.html

Sem comentários: