Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O choro do bebé

É nos primeiros meses que o bebé passa no mundo que ele vai aprender e adquirir as capacidades que lhe permitirão comunicar, alimentar-se e até mesmo, viver em sociedade. "A primeira infância é simultaneamente a fase mais crítica e a mais vulnerável do desenvolvimento de qualquer criança."(1)

E a primeira forma que ela tem de se relacionar com os que a rodeia é através do choro. "O choro é uma forma de comunicação, um apelo que o lactente faz para ser atendido, um pedido de socorro..."(2) "Os bebés e as crianças pequenas precisam de um relacionamento constante,"(1) sendo por isso importante atender logo ao choro do bebé uma vez que esta é a única forma que ele sabe usar para comunicar as suas necessidades.

"O choro é uma resposta altamente adaptável do ponto de vista evolucionário, provavelmente projetado para fazer com que o provedor de afeto atenda às necessidades do bebé." (...) é um alerta para as necessidades do bebé. A maioria dos pais reage rapidamente tentando descobrir o que está errado, verificando se o bebé está com frio, molhado, com fome ou apenas entediado. Na verdade, os bebés podem ter diferentes tipos de choro para diferentes coisas. Os pais geralmente reconhecem o que o choro de seus bebés significa." (3)

"(...) Foi descoberto que pais que atendem rapidamente ao choro de seus bebés durante os três primeiros meses pegando-os no colo têm bebés que choram menos aos nove meses. Ao contrário de antigas lendas, você não está mimando seu bebé ao confortá-lo e ao aliviar seu choro." (3)

"Dormir junto e amamentá-lo ajuda os bebés a aprender a dormir sozinhos no futuro."(2)

Desta forma, "a primeira - e mais importante - coisa a fazer quando o bebé chora é ir até junto dele. Se deixar que o choro aumente, vai ter menos possibilidades de interpretá-lo e ele pode ficar tão aflito que pode até esquecer-se do problema."(4)


Bibliografia:

(1)- BRAZZELTON, T. Berry e GREENSPAN, Stanley, "A criança e o seu mundo", Editorial Presença;
(2)- CARVALHO, Marcus Renato, in.: aleitamento.com;
(3)-http://saude.hsw.uol.com.br/compreendendo-como-as-criancas-amadurecem2.htm
(4)- YELLAND, Anne, "Os primeiros 18 meses do bebé", Cruz Vermelha Portuguesa - Programa de Saúde, Circulo de Leitores;

Sem comentários: