Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tema da semana

Sala de Jardim-de-Infância

Nota:
Eu continuo sem estar no activo. Estas propostas são apenas isso: ideias sobre temas diversos sobre os quais eu me lembrei de escrever.

 Esta semana o tema é: Catástrofes Naturais

Festejou-se ontem (13) o dia internacional das catástrofes naturais. Por todo o mundo, o tema mais falado nos noticiários foi o resgate dos mineiros do Chile, mas porque não pegar nesse tema e levar jornais para a sala para as crianças procurarem essa notícia - certamente pelas imagens será até fácil, uma vez que quase de certeza que em casa terão ouvido falar dos mineiros ou visto na televisão imagens da mina, das famílias...

Estar preparado para falar sobre coisas tão diversas como:

- o que é uma mina?
- onde há minas?
- que faz um mineiro?
- medo do escuro (outros medos das crianças)
- porque é que aquele acidente aconteceu?
- o que é um sismo / tremor de terra?
- o que devemos / não devemos fazer se houver um sismo?
- onde fica o Chile?

A ideia principal é pegar naquilo que as crianças ouviram /já sabem e ajudá-las a falar sobre isso. Quando há um mediatismo desta natureza sobre um assunto, é natural que a criança tenha curiosidade em saber mais sobre ele e escondê-lo ou não dar respostas concretas à criança, não será o caminho mais correcto a tomar. Há que ter o cuidado de explicar de forma a que a criança perceba e apenas até onde ela quiser ir. Não é preciso entrar em pormenores se a criança não focar a sua atenção neles.

A conversa pode começar neste tema e rapidamente seguir para outro campo completamente diferente. Deve-se deixar que a criança guie a conversa por momentos, pois pode ser esse o assunto que realmente a perturba e não aquele que nós pensamos. Por exemplo, uma criança poderá referir que dentro da mina "está escuro" e outra logo acrescentar "eu tenho medo do escuro", e então outras também dirão qual é o seu medo. Se a Educadora as deixar seguir a conversa a partir desse ponto, poderá posteriormente guiá-las através de um jogo ou de uma actividade que explore os medos de cada criança ou apenas o medo do escuro em particular.


Sem comentários: