Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Amamentação - reduz o risco de diabetes

"As mães que amamentam os filhos reduzem consideravelmente as suas hipóteses de vir a contrair diabetes mais tarde na vida."(1)

Hum, cá está uma notícia interessante, pois a Diabetes é uma doença que deixa muitas sequelas na vida de cada doente. Havendo dois tipos principais de diabetes, as consequências podem ser graves se não houver um controlo apertado da doença.

A "Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da açucar ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como enfarte do miocárdio, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, bem como outras complicações."(2)


"E quanto mais tempo amamentarem, mais estarão a reduzir este risco."(1) Mas o que é que a amamentação tem a ver com a diabetes, pergunto eu?

Isto pode acontecer porque "durante o período de amamentação gasta-se em média 500 calorias por dia, o equivalente a uma corrida de cerca de oito quilómetros, para a produção de leite. A energia adicional requerida pela lactação está associada directamente às mudanças de curto prazo na insulina e glicose."(3)
"Amamentar até aos 12 meses do bebé é reduzir em cerca de 15% o risco de contrair diabetes tipo II. E amamentar 2 filhos até aos 12 meses é reduzir em um terço esse risco."(1)



Bibliografia:

(1)-"Amamentar reduz os riscos de diabetes", Pais e Filhos, Janeiro de 2006, p.18;
(2)-http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus
(3)-http://cliquesaude.com.br/amamentar-reduz-o-risco-de-diabetes-461.html

Sem comentários: