terça-feira, 31 de agosto de 2010

Importância da água na alimentação da mamã

Como curiosidade, visto ser daquelas coisas em que temos de ter especial atenção durante a gravidez, embora seja essencial em qualquer fase da vida.


Água

É importante para uma pele hidratada.
Na gravidez ainda mais necessária de forma a evitar as tão indesejadas estrias*.
Reduz o risco de obstipação e de infecções urinárias.
Deve beber-se cerca de 2 litros ao longo do dia (já me falaram em três, mas acho que também é demais - pelo menos para mim - a não ser naqueles dias de muito calor).

Também se diz que...

Uma boa hidratação ajuda a uma boa circulação sanguinea , principalmente para o útero e para a placenta , melhorando as condiçoes nutricionais da criança.



*Estrias são...

Cerca de 90% das gestantes são afetadas pelas estrias, que deixam cicatrizes eternas nas mamas, abdômen, coxas, nádegas e quadris. Mas calma, você pode iniciar a prevenção agora!

As estrias nada mais são do que cicatrizes provocadas pelo aumento da massa corporal, sem falar nas alterações hormonais que ocorrem nessa fase. O primeiro passo para proteger sua pele das estrias é saber como elas se formam. O tecido que reveste o corpo é composto de camadas conhecidas como epiderme e derme. É na derme, a mais profunda delas, que se localizam as fibras de elastina e colágeno, responsáveis por toda a firmeza.


Em algumas mulheres grávidas, as fibras não acompanham o aumento do volume corporal e então se rompem. São as estrias dando as caras.


As avermelhadas são as mais recentes e têm essa cor porque ainda estão inflamadas, nesse caso, ainda dá para apagar as marcas da gestação. As esbranquiçadas, por outro lado, não têm cura, mas podem ser amenizadas.

Sem comentários: