Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parto de joelhos dói menos

Existem diversos tipos de parto. Hoje nesta postagem quero apenas focar-me neste estudo publicado já há 4 anos numa revista (1) que refere que o parto de joelhos dói menos, uma vez que a força da gravidade ajuda na expulsão do bebé.

"A percepção da dor" torna-se por isso menos intensa em grávidas de 1ª viagem " que experimentaram o parto de joelhos do que as que têm o bebé sentadas." É claro que o factor "dor" também é difícil de mensurar, mas foi esta a conclusão a que chegaram com este estudo. Não me parece de todo uma estupidez, visto que se a mulher escolhe a posição, terá mais domínio sobre o seu corpo e provavelmente uma maior flexibilidade e facilidade em encaixar o bebé no canal de saída. Daí a ter menos dor não sei, mas se calhar lidam melhor com toda a situação e com a dor em si.

Alguém teve esta experiência ou sabe mais sobre este assunto?

Seria bom que pudessemos realmente escolher a posição em que queremos ter o bebé, mas parece-me que isso se torna sempre um pouco complicado. Em Portugal, penso que se investe pouco em partos alternativos, como os partos na água por exemplo, embora existam já alguns casos.


Bibliografia:

(1)-"Parto de joelhos dói menos", Pais e Filhos, Setembro de 2006, p.29

Sem comentários: