Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Pré-eclampsia

A pré-eclampsia está associada à hipertensão durante a gravidez bem como à albumonúria e à retenção de água nos tecidos, "provocando um excessivo aumento de peso."(1)

Este "é o nome dado ao aumento da tensão arterial, acompanhada pela eliminação de proteínas pela urina ou de retenção de líquidos (edema). Geralmente manifesta-se entre a 20.ª semana de gravidez e o final da primeira semana depois do parto. A eclampsia é uma forma de pré-eclampsia mais grave, que provoca convulsões ou coma. As causas da pré-eclampsia e da eclampsia são desconhecidas. Na pré-eclampsia, a tensão arterial é superior a 140/90 mmHg, aparecem edemas no rosto ou nas mãos e são detectados valores anormalmente elevados de proteínas na urina."(2)

Além da Hipertensão que afecta "6%das grávidas" portuguesas (3) são factores de risco também "mulheres grávidas pela primeira vez, diabéticas, obesas e com menos de 18 anos e mais de 40."(1)

Os sintomas mais frequentes são as "cefaleias diferentes do habitual, alteração da visão, dor na zona superior do abdómen (...) Mais raramente uma sensação indefinida de mal-estar, náuseas e vómitos. Em qualquer destas situações deve procurar ajuda médica."(4) Pode ocorrer o "desprendimento prematuro da placenta", bem como casos de "crescimento intra-uterino retardado, parto prematuro e mortalidade peri-natal."(5)

"A pré-eclampsia exige vigilância rigorosa e pode ser necessária a hospitalização. O tratamento consiste em fazer baixar a tensão, através de repouso ou terapia medicamentosa," a fim de evitar a própria eclâmpsia, a qual se pode manifestar através de "convulsões repetidas associadas a um coma que pode ser fatal para a mãe e para o bebé,"(1)

Segundo um estudo da OMS, "tomar suplementos de cálcio durante a gravidez pode evitar a pré-eclampsia."(6)


Bibliografia:

(1)-PÁSCOA, Elsa, "Afinal, o que é isto mesmo?", Pais e Filhos, Setembro de 2009;
(2)-http://www.portalis.co.pt/pre-eclampsia-e-eclampsia/
(3)-"6% das grávidas são hipertensas", Pais e Filhos, Agosto de 2006, (p.19)
(4)-LEITE, Cristina, "Quando a hipertensão complica a gravidez", Pais e Filhos, Junho de 2007;
(5)-"Gravidez de risco - cuidados especiais", Anuário 2004 - Superbebés;
(6)-"Cálcio evita pré-eclampsia", Bebé d'Hoje, Maio de 2006.

Sem comentários: