Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Gravidez-hábitos nocivos a evitar - parte 2

O tabaco é um dos hábitos que deve ser evitado durante a gravidez e, também benéfico seria, antes da própria concepção. Numa sociedade onde fumar é um comportamento aceite, o acto de fumar na gravidez ou de estar próximo a fumadores ou num ambiente de fumo é por certo nocivo tanto para a mãe como para o próprio feto. "Doenças malignas (do pulmão, da laringe, do colo do útero, da mama...) e cardiovasculares (hipertensão, enfarte do miocárdio, AVC)"são comuns em fumadores. "Na mulher grávida, estes efeitos são ainda mais marcados por diversas razões: o coração necessita de bombear uma maior quantidade de sangue, há uma menor resistência a doenças e, ainda, uma menor capacidade de o pulmão filtrar os tóxicos inalados."(1)

"Fumar não faz só mal à futura mãe, tornando-a mais propensa à bronquite crónica, à sinusite, à dispneia, como reduz a sua capacidade física que deve manter-se durante toda a gravidez e, em particular, no parto."(2)

Mas o tabaco deverá também ser evitado no pós-parto, uma vez que "a exposição ao fumo do tabaco durante os primeiros meses de vida aumenta drasticamente o risco de uma criança desenvolver rinite alérgica. É essa a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Cincinnati e publicado no mais recente número da revista Pediatric Allergy and Immunology."(3)

"Os pulmões e sistema imunitário de um bebé estão ainda em desenvolvimento durante o primeiro ano e respirar regularmente as partículas de fumo que ficam no ar, pode conduzir ao desenvolvimento de problemas alérgicos, como a rinite e mesmo a asma."(3)

Bibliografia:

(1)-"Perigos a evitar na gravidez" - Pais e Filhos, Junho de 2002;
(2)-"Grávida e Fumadora" - Pais e Filhos, Setembro de 2006;
(3)-"Tabaco aumenta o risco de rinite alérgica" - Pais e Filhos, Julho de 2006;

2 comentários:

Patricia disse...

Olá. Quanto às fraldas as que estão com desconto são os tamanhos 3 e 4 (penso que o 3 vai dos 4 aos 10 kgs). Não sei se pensas fazer grandes stocks de fraldas, mas pontualmente vai havendo estas promoções e quando há, é mesmo de aproveitar porque a diferença é brutal. Beijos

Elsa Filipe disse...

Olá Patrícia. Vou mnesmo aproveitar então a ideia é muito boa! Obrigada pela partilha!